FOTO de Albano Nascimento
Abadim, actual freguesia de Cabeceiras de Basto, foi couto municipal e chegou a ser vila, com carta de foral dada por D. Manuel em 1514. O primeiro donatário da terra foi D. Rodrigo Viegas "Badim", a quem D. Afonso III coutou o termo entre os anos de 1248 e 1258. Após pertencer a vários outros senhores, o couto entra na posse do Dr. Diogo Lopes de Carvalho, desembargador do Paço, no ano imediato à outorga do foral, concedido ainda durante o senhorio de um fidalgo de nome Diogo Machado. O senhorio de Abadim manter-se-ia na descendência de Diogo Lopes de Carvalho até ao século XIX.
O seu pelourinho ergue-se junto ao portal da casa da Torre do Tronco, actual turismo rural, que ocupa um edifício setecentista anexo a uma torre supostamente pertencente ao antigo solar medieval dos Badins. É um monumento singelo, em granito, constando de coluna, capitel e remate. A coluna, de secção circular e relativamente atarracada, possui um ressalto com a mesma secção na base. Sobre esta assenta directamente o capitel paralelepipédico, com as faces talhadas em forma de escudos boleados, sendo três destes lisos (bojardados) e um decorado com uma estrela de cinco pontas enquadrada por moldura quadrilobada. O remate é constituído por um pináculo tronco-cónico de topo boleado, com dois estreitamentos.
O pelourinho tem sido considerado peça quinhentista, possivelmente erguida na sequência do foral de 1514. É no entanto difícil datá-lo, podendo ser consideravelmente mais tardio. A sua factura rude tem semelhanças com outros na região, como o de Castelo (Arnóia), no concelho de Celorico de Basto; no entanto, o monumento que mais semelhanças apresenta com este parece ser o de Castro Vicente, Mogadouro, já no distrito de Bragança. SML
FOTO de Albano Nascimento
. Sítios a consultar
. IPPAR
. Companheiros
. Cancelas
. Chaves
. Eiras
. LUMBUDUS
. PEDOME
. SENTIR
. Reanimar Coretos de Portugal
. Aldeias de Chaves
. CURALHA
. Eiras
. SEGIREI
. Valdanta